Subscribe to Zinmag Tribune
Subscribe to Zinmag Tribune
Subscribe to Zinmag Tribune by mail

ESTOU À VENDA!

Postado por Unknown


Para alguns o capitalismo é o melhor sistema econômico e político. Toda a base capitalista gira em volta do consumo, incentivo à produção, ao acumulo de riquezas entre outros fatores. 
Uma das justificativas que os defensores, desse bloco econômico, utilizam é que o império do capital traz consigo o livre arbítrio. Assim podemos possuir e usufruir do nosso trabalho, acumulando bens e tendo a oportunidade de construir seus próprios meios de renda criando assim as empresas privadas.Os elementos expostos acima podem até nos dizer que esse sistema é o melhor para reger a sociedade, contudo as deficiências constituídas no mesmo invalidam os seus benefícios.
A reprodução da desigualdade social entre outras questões é a que mais se desta no cénário ineficaz do capitalismo. Segundo o professor de Sociologia Rodrigo Furtado “Esse sistema reproduz diferenças sociais na medida em que exige do trabalhador assalariado a produção de mais-valor, cujo valor não retorna a quem o produz”, afirma Rodrigo Furtado.
As abantesmas dessas variáveis no âmbito social trazem consigo as chamadas várias classes sociais, que fazem questão de dividir a população em classe A, B, C, D e E.  Essas camadas servem para diferenciar o nível de pobreza e de riqueza.
No sistema do capital a má administração do Governo traz prejuízos maiores ainda, para os menos favorecidos.  De acordo com jornal O Globo, os brasileiros trabalham quase cinco meses para pagarem o governo. “Atualmente 63 tributos que incidem tanto sobre a renda, como o Imposto de Renda, a Contribuição Previdenciária, quanto impostos embutidos nos preços de produtos e serviços, como o ICMS e o IPI, além da tributação do patrimônio (IPTU e IPVA)” afirma a notícia.
Referente aos impostos é importante salientar que os mesmos deveriam ser destinados para a manutenção do Estado, na melhoria da qualidade na educação, saúde, estrada entre outros. Mas  a sociedade não com seu comportamento passivo não questiona o governo a falta de estrutura nas estradas, a péssima qualidade da educação pública, as terríveis condições dos hospitais públicos, e desigualdade na  distribuição de renda.
Temos hábitos, argumentos e ações que não questionamos, apenas executamos, na simples justificativa que o sistema nos impõe, seja na forma de aprendizagem, ensino, qualificação profissional que te fara ser alguem na vida. Para Rodrigo Furtado essa tese “É uma espécie de discurso comprado como o certo,  é assim e pronto, todo mundo pensa assim e é o que vale, ou seja, como uma ideologia falseando a realidade. Somos produtos desse tipo de alienação visceral. Somos ensinados a vida toda de acordo com tudo isso” afirma o professor.
A estabilidade no sistema do capital é longa, portanto quaisquer regimes de esquerda ou direita conseguem habituar se ao sistema. “Portanto o 'poder' que a população goza hoje é fruto de sua conquista histórica, desde o século XVIII, e são conquistas de direitos civis (XVIII), políticos (XIX) e sociais (XX). E não dádiva ou gracejos bem intencionados do sistema político que protege e sustenta o capital: o capitalismo” diz Rodrigo.
Somos produtos, e nos vendemos para o capitalismo, por isso o mundo nos solicita a todo tempo: Preparação. Não é em vão que o sistema requer da sociedade uma excelente formação pessoal e profissional, é importante assegurar que o produto “sociedade” esteja preparado para se tornar uma máquina de fazer dinheiro.                           
                                        
You can leave a response, or trackback from your own site.

2 Response to "ESTOU À VENDA!"

  1. Unknown Said,

    "Como viver livre do capitalismo dentro do próprio capitalismo, se o mesmo em tudo arruma um jeito de criar valor e virar moeda de troca"?

    Posted on 5 de janeiro de 2013 às 10:37

     
  2. Unknown Said,

    Entendo que as pessoas precisam se auto valorizar de forma coerente e os sistemas deveriam valorizar o potencial de cada pessoa. Até porque cada pessoa tem seu valor naquilo que é hábil.

    Posted on 5 de janeiro de 2013 às 12:53

     

Postar um comentário

Vídeos

"As revoluções são a locomotiva da história"

My Blog List